“Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.”. Entenda como a atividade física pode ajudar nos seus estudos, neste post!
Você já deve ter ouvido essa “frase motivacional” por aí. Mas o que ela não te conta é que o oposto dela vai te levar ainda mais longe.
Para termos sucesso nos estudos, temos que cuidar do nosso corpo e da nossa mente, e isso inclui dormir bem, praticar atividades físicas e ter momentos de lazer.
Principalmente quando se trata de uma rotina focada no Enem ou em outros vestibulares, os exercícios físicos podem nos ajudar a nos preparar melhor e, portanto, ter um melhor resultado.
Além disso, essa prática ajuda a diminuir o estresse que vem no momento de preparação para as provas.
Por isso, no final desse post preparamos dicas pra você colocar os exercícios físicos na sua rotina e melhorar seus resultados nos exames.
Se você quer se sair bem no Enem 2020 e nas outras provas, precisa saber que nosso corpo e nossa mente estão intimamente ligados. Se um vai bem, o outro também vai.
Mens sana in corpore sana
O professor João Paulo Borin do departamento de ciência e esporte (UNICAMP) salienta:
É um grande erro achar que a cabeça está separada do resto do corpo. É um pecado achar que atividades físicas só trazem benefícios do pescoço para baixo.
Por isso, vamos tentar entender como funciona essa parada de fazer ambos funcionarem bem e juntos, pra usarmos os exercícios físicos a nosso favor e melhorar nosso rendimento nos estudos.
Pesquisas já mostraram que candidatos que praticam exercícios regularmente têm uma memória melhor, mais foco e mais resistência.
Isso porque os efeitos dos exercícios vão além de controlar o peso, de fortalecer a musculatura ou evitar doenças. Eles aumentam a capacidade de memorização, eleva a concentração, reduz a ansiedade e o estresse, e também melhora o sono.
Atividade física e Exercícios físicos para a memória
Um estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, mostrou que exercícios aeróbicos, que aceleram nossos batimentos cardíacos e nos fazem suar, são capazes de nos fazer dormir melhor.
Quando a qualidade do nosso sono aumenta, temos a consolidação da memória, porque isso permite a reativação de conexões neurais.
Além disso, a prática regular desses exercícios aumenta o tamanho do nosso hipocampo, que é nossa parte do cérebro responsável pela memória e pela aprendizagem.
Exercícios para estudar
Na Universidade Illinois, nos EUA, uma pesquisa feita por neurocientistas mostrou que um grupo de crianças que praticava atividades físicas tinha uma melhora de 20% no desempenho escolar.
E um estudo Instituto de Medicina dos Estados Unidos confirmou que crianças mais ativas possuem um processamento cognitivo mais rápido, prestam mais atenção naquilo que se dedicam e tem melhores resultados em provas.
Isso acontece porque os exercícios estimulam as sinapses neurais, o que mantém a mente sã, jovem e ativa.
No final das contas, todos fazem muito bem
Outro ponto importante da atividade física é que ela nos traz a sensação de bem-estar e disposição, porque ela libera endorfina, dopamina e serotonina no nosso organismo, que provocam sensação de prazer e felicidade.
E isso tem tudo a ver com a motivação e ânimo que criamos para estudar, o que gera também um aumento de resistência, fazendo com que a gente não se canse facilmente, como explica o doutor Marcelo Lima.
Bem, acho que já deu pra entender que os benefícios da atividade física são incontáveis, né?
Talvez fosse esse o empurrãozinho que você precisava pra decolar seus estudos e aumentar seus resultados. Que tal começar a praticar hoje?
Para isso, trouxemos diquinhas de atividades e esportes que você pode realizar, e dicas de como conciliar os estudos + atividades físicas. Se liga!
Você pode praticar ballet, yoga, ginástica, judô, futsal, basquete, natação, e por aí vai. Já tinha parado pra pensar nesses esportes? Se não, tente experimentar algum deles.
Você pode descobrir um novo hobbie, cuidar da sua saúde, e ter mais sucesso nos estudos, tudo ao mesmo tempo!
Por fim, aqui vão as dicas de como organizar seu tempo incluindo exercícios físicos na rotina:
#1 Vá aos poucos
Se você é sedentário, ou está parado a um tempinho, comece devagar.
O início é sempre mais complicado, mas quando você pegar o jeito e o gosto pelas atividades, você pode ir aumentando a intensidade.
Além disso, para atividades de musculação, por exemplo, você precisa dar um tempo de pelo menos 24h para seu músculo descansar não causar danos ao seu corpo.
#2 Organize seu tempo
Bem, nós já te ensinamo a organizar sua rotina, certo?
Um dos passos pra isso é definir seus horários fixos. E seus exercícios físicos diários vão ser um deles.
Você pode planejar esse horário como preferir: fazer durante mais tempo em menos dias, ou fazer durante mais tempo em menos dias. Tipo assim:
- Opção 1: 30min durante 5 dias da semana;
- Opção 2: 1h durante 3 dias na semana.
Veja qual opção se encaixa melhor na sua rotina e coloque em prática.
Apenas fique atento às recomendações da OMS: você precisa fazer 150min (de atividade moderada) por semana, combinado?
#2 Tente fazer as atividades físicas bem cedo pela manhã
Independente do horário, a atividade física vai cumprir com a missão de fazer bem pra sua mente e pro seu corpo.
Mas, se você optar por fazer logo cedo, você vai se sentir mais disposto pras próximas atividades e já vai iniciar o dia com a sensação de dever cumprido.
Conclusão
Pegou as dicas? Agora é só separar um tempinho do seu dia pra se exercitar.
Ah, lembre-se de conversar com um profissional, pois ele vai ser a melhor pessoa pra te indicar os exercícios mais adequados pra você e a maneira correta de realiza-los.
Aproveita pra contar pra gente nos comentários quais exercícios você têm praticado e compartilhar esse post com aquele seu amigo que tá precisando dar uma sacodida no esqueleto!