5 passos para amenizar a ansiedade na quarentena

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
WhatsApp
Homem gritando em desespero
Com esses cinco passos práticos, você pode reduzir o estresse e cuidar melhor da sua saúde mental enquanto enfrenta tempos difíceis.

Tabela de Conteúdo

Siga nossas redes:

Descubra neste e-book estratégias utilizadas em redações nota MÁXIMA nos vestibulares!

Mockup de um ebook Redações nota Máxima

Seja o primeiro a receber dicas e conteúdo gratuito:

5 passos para amenizar a ansiedade na quarentena

A quarentena mudou radicalmente nossas vidas: escolas e faculdades estão fechadas, o comércio não está funcionando, não podemos mais passear nos nossos lugares preferidos e não podemos mais nos encontrar com amigos e familiares.

Só podemos fazer o imprescindível: ir à farmácia, supermercado e trabalho. E claro, tomando todos os cuidados possíveis.

Você pode ter pensado que nossa geração teve um grande azar em vivenciar essa pandemia, mas você sabia que nossos antepassados também tiveram que lidar com situações parecidas?

Em outros momentos da história, a sociedade teve que se isolar e realizar apenas atividades estritamente necessárias devido a algumas doenças que assolaram países pelo mundo.

A psicóloga Julia Daher explica que situações nas quais temos pouco controle dos acontecimentos, e nas quais o futuro é imprevisível, geram algum grau de ansiedade. Isso acontece porque:

Quanto menos um ambiente prover condições de controlabilidade por parte do sujeito que está exposto a esse ambiente, maior é a frequência e a intensidade dessas respostas de ansiedade.

A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas

Você sabia que a ansiedade vai além de se sentir inquieto e suar frio? Ela pode se externar de outras maneiras, por exemplo:

  • Quando temos insônia;
  • Quando ficamos presos naquele assunto e isso diminui nossa concentração e produtividade;
  • Quando nos alimentamos em excesso ou menos do que deveríamos;
  • Quando nossa mente fica tomada por pensamentos invasivos e pessimistas.

Se você tem percebido que está sendo afetado de alguma maneira nesse momento, esses 5 passos de autocuidado vão ajudar você evitar a ansiedade na quarentena.

Passo #1: Crie uma rotina

Se o que nos causa ansiedade é justamente essa falta de controle da situação, uma rotina regular vai te trazer a sensação de estabilidade e vai fazer com que você se sinta mais seguro.

Como você pode fazer isso? Bem, nós já ensinamos como criar um cronograma de estudos e outros afazeres. Ele vai te ajudar a definir sua rotina, como seu horário pra acordar, para fazer suas refeições, para estudar e se dedicar a outras tarefas.

Além disso, seguindo seu cronograma você vai conseguir alcançar todos os objetivos que você quiser realizar durante a quarentena.

Passo #2: Controle seu acesso à informação

O excesso de informações que recebemos nos faz mais mal do que bem, porque elas geram medo e insegurança.

Por isso, não fique o dia inteiro preso nelas. Separe um tempo do seu dia para apenas se atualizar sobre o necessário, não para você alimentar sua mente com isso.

Também fique atento às fake news. Antes de se desesperar com alguma notícia ou compartilha-la, busque sites e fontes de confiança para confirmar sua veracidade.

Passo #3: Redes sociais são amigas

 As nossas redes sociais podem ser muito úteis na quarentena, porque elas podem nos aproximar de quem e do que a gente ama, apesar do distanciamento social.

Mantenha contato com seus amigos e familiares amiliares; se tem alguém que você não vê ou não conversa a muito tempo, faça uma ligação se vídeo com ela; siga páginas de assuntos que você gosta, como moda, culinária, filmes, livros, games, decoração, enfim, há uma infinidade de conteúdo na internet.

Quanto mais próximo você se sentir do que você ama, mais você estará cuidando da sua saúde mental.

Passo #4: Seja solidário

Fazer boas ações deixam nosso coração quentinho, né? E, nesse momento delicado, tem muita gente precisando de uma forcinha. Então se disponha a ajudar quem precisa.

Veja se alguém da sua casa ou se algum vizinho pertence ao grupo de risco e se disponha a ajuda-los, indo ao supermercado ou farmácia, por exemplo, ou dando alguma outra assistência.

Passo #5: Faça o que você gosta e cuide de você

A quarentena já é desafiadora por si só, por isso, não se prive de momentos bons e relaxantes.

Então, pratique algum hobbie como leitura, pintura, meditação, jogos, faça aquela sua comida preferida, passe um tempo com sua família, com seus animais de estimação, enfim, o que você mais gostar.

Uma outra opção é maratonar suas séries e filmes preferidos, e você pode fazer isso com seus amigos. Hoje a gente tem várias opções de streamings que facilitam demais quando queremos assistir alguma coisa.

É só você combinar com seus amigos um dia e horário pra vocês assistirem o mesmo o filme ou série. Aí vocês podem comentar pelo Whatsapp em tempo real! Divertido, né? Vale a pena tentar.

Também tem algumas coisinhas que você pode fazer para diminuir o cortisol (hormônio do estresse) no seu organismo, o que vai fazer você se sentir melhor:

  • Dormir bem;
  • Praticar atividades físicas;
  • Comer alimentos saudáveis;

Bem, agora é só por em prática esse passo a passo que ele vai e ajudar a se sentir melhor na quarentena. Sua saúde mental agradece!

E se você tiver alguma dica de algo legal que você tem feito nesse período, deixa aqui nos comentários. Com certeza vai ajudar outras pessoas.

Siga nossas redes:

Descubra neste e-book estratégias utilizadas em redações nota MÁXIMA nos vestibulares!

Mockup de um ebook Redações nota Máxima

Seja o primeiro a receber dicas e conteúdo gratuito:

Siga nossas redes:

Descubra neste e-book estratégias utilizadas em redações nota MÁXIMA nos vestibulares!

Mockup de um ebook Redações nota Máxima

Seja o primeiro a receber dicas e conteúdo gratuito:

Leia mais:

Assine nossa newsletter para receber dicas e conteúdo gratuito!

🚀 Decole com a Elune também no Instagram!

 

Descubra novidades todos os dias e explore conosco o universo da Ciência e da Tecnologia!

Isso vai fechar em 0 segundos

Rolar para cima

Você precisa ter um Plano válido ativo para interagir com a Voyager. Assine um clicando aqui.