Introdução
2023 nos tirou o ar (literalmente) com explorações espaciais críveis e enormes avanços científicos e espaciais.
Desde novas descobertas científicas a missões de exploração ambiciosas e até mesmo o tão aguardado pouso na Lua da Chandrayaan-3, que aconteceu no no dia 23 de agosto, as próximas etapas da nossa aventura espacial certamente nos manterá entusiasmados.
No entanto, esses avanços não vêm sem desafios. A viagem ao espaço continua sendo um empreendimento complexo, perigoso e custoso, que também incentiva às inovações tecnológicas para viabilizar cada vez mais o processo.
Neste post, examinaremos de perto os projetos mais emocionantes de 2023 e também discutiremos o impacto desses avanços na Terra e na nossa busca contínua por conhecimento maior do universo
Avanços científicos em 2023
2023 foi um ano marcante para a ciência, com avanços significativos em várias áreas.
Um dos mais notáveis foi o desenvolvimento de uma nova geração de vacinas utilizando a tecnologia de mRNA. Esta tecnologia, que foi fundamental para o desenvolvimento rápido e eficaz das vacinas COVID-19, agora está sendo aplicada a uma série de outras doenças.
Isso representa um grande passo em frente na medicina, com o potencial de revolucionar a forma como tratamos uma série de condições de saúde no futuro.
A tecnologia de mRNA funciona ajudando as células do corpo a produzirem proteínas que desencadeiam respostas à doença.
Isso significa que, em vez de injetar um vírus inativo ou enfraquecido no corpo (prática comum e bem conhecida que você mesmo e quase todos que você conhece já experimentaram), as vacinas de mRNA “ensinam” nosso corpo a se defender contra a doença. Isso tem o potencial de tornar as vacinas mais seguras e mais eficazes.
Além disso, a tecnologia de mRNA também pode ser usada para tratar uma série de outras condições, incluindo câncer e doenças autoimunes e isso pode abrir novas possibilidades para o tratamento de doenças até então sem cura, no futuro.
Missões de exploração em 2023
2023 foi um ano emocionante para a exploração espacial, com várias missões importantes ocorrendo ao longo do ano. Uma das mais notáveis foi a missão OSIRIS-REx, que retornou à Terra após coletar amostras do asteroide Bennu.
Esta missão não só nos proporcionou uma visão sem precedentes deste asteroide, mas também pode nos ajudar a entender melhor a formação do nosso próprio sistema solar.
Outra missão importante foi a missão Psyche da NASA ao asteroide do mesmo nome. Psyche é um asteroide metálico único que os cientistas acreditam ser o núcleo exposto de um planeta que não conseguiu se formar completamente.
A missão Psyche nos dará uma visão sem precedentes deste objeto fascinante e pode nos ajudar a entender melhor como os planetas se formam. Além dessas, 2023 também viu o teste de voo orbital da nave estelar da SpaceX e muito mais.
Vamos ver abaixo algumas dessas missões.
#1. A volta de OSIRIS-REx à Terra
Lembra daquela vez em 2020 quando a NASA pousou uma nave em um asteroide? Então, aquela foi a OSIRIS-REx, a primeira nave da NASA para retornar uma amostra de um asteroide.
Esse ano a missão foi no asteroide Bennu. O que poderemos descobrir dessas análises? Ainda não sei, mas certamente é um avanço incrível.
#2. Lançamento da missão asteroide Psyche da NASA
A NASA quer dar uma espiadinha bem de pertinho em um dos asteroides mais intrigantes e possivelmente um dos mais valiosos que conhecemos – o 16 Psyche.
Depois de problemas no software em 2020 que atrasaram a missão, agora está programada para ir em um foguete SpaceX Falcon Heavy, para descobrir se ele é mesmo feito de ferro e níquel.
O orbitador deve chegar em Psyche em agosto de 2029 para começar pelo menos 21 meses em órbita, mapeando e estudando as propriedades desse asteroide.
#3. Nova missão europeia para Júpiter
A missão JUpiter ICy moons Explorer (JUICE) da Agência Espacial Europeia, que está programada para visitar o sistema de Júpiter em 2030, foi lançada em abril desse ano.
Ela vai explorar as luas de Júpiter por três anos e meio: Ganímedes, Europa e Calisto. Imagina as surpresas que vamos descobrir sobre essas luas geladas!
#4. Teste de voo orbital da Starship da SpaceX
A SpaceX tem cerca de 100 lançamentos planejados para 2023, e um deles foi o Starship (com a foto mais acima no texto). Essa nave é um pouquinho mais alta que o foguete Saturn V usado pela NASA para pousar na Lua nos anos 60 e 70.
#5. Rover lunar Chandrayaan-3 da Índia
Depois de ter encontrado água na Lua com a Chandrayaan-1 de 2008, a Chandrayaan-2 caiu na Lua em 2019. Agora a Chandrayaan-3, uma missão que teve seu módulo pousando em agosto desse ano, encontrou oxigênio na Lua!
Este foi um grande feito para o programa espacial indiano e marca a Índia como uma das poucas nações capazes de realizar pousos lunares bem-sucedidos.
Estes avanços na exploração lunar não só nos proporcionam uma compreensão mais profunda da Lua, mas também abrem novas possibilidades para futuras missões tripuladas e não tripuladas.
Além das missões citadas, ainda temos a previsão de, em novembro, haver o lançamento do módulo lunar da Intuitive Machies.
O IM-1 é uma missão de 14 dias que verá o módulo lunar Nova-C pousar perto de um túnel de lava colapsado em Lacus Mortis (“Lago da Morte”) – uma grande cratera no Oceanus Procellarum (“Oceano das Tempestades”) da Lua.
Faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA e foi projetado pela empresa privada Intuitive Machines. O IM-1 também testará um sistema de pouso de precisão. Bem legal acompanhar o desenvolvimento dessas novas tecnologias!
Colaboração internacional em avanços espaciais:
A colaboração internacional tem sido fundamental para o progresso na exploração espacial. Em 2023, vimos uma série de missões conjuntas e esforços de colaboração entre agências de engenharia espacial.
A missão OSIRIS-REx, por exemplo, envolveu cientistas de todo o mundo trabalhando juntos para coletar amostras do asteroide Bennu. Além disso, a missão Chandrayaan-3 da Índia à Lua foi um marco significativo para a colaboração internacional, com várias agências espaciais ao redor do mundo oferecendo suporte e expertise.
Impactos dos avanços espaciais na Terra:
Os avanços na exploração espacial têm um impacto profundo aqui na Terra. Eles nos permitem entender melhor o nosso próprio planeta e o universo ao nosso redor. É dessa forma que a ciência avança com tecnologias do nosso cotidiano, como celulares, a internet, GPS e muitas outras.
Além disso, a exploração espacial também tem o potencial de inspirar as gerações futuras a se interessarem por ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Ao vermos astronautas explorando novas fronteiras e cientistas fazendo descobertas inovadoras, podemos inspirar os jovens a seguir carreiras nessas áreas vitais.
Conclusão
2023 foi um ano emocionante para a exploração espacial. Com avanços científicos significativos, missões de exploração ambiciosas e uma colaboração internacional sem precedentes.
Estamos definitivamente entrando em uma nova era de descobertas e inovação e é impossível não ficar otimista sobre o quão rápido evoluiremos nesse sentido nos próximos anos, com auxílio de Inteligências Artificiais, por exemplo.
Embora ainda haja muitos desafios pela frente, o progresso que fizemos até agora nos dá esperança para o futuro.
Estamos ansiosos para ver o que os próximos anos trarão à medida que continuamos nossa jornada para entender melhor o universo ao nosso redor. Você também se sente assim?
Até o próximo post.