Introdução
Neste post, vamos explorar como você pode se engajar para ensinar interpretação de texto para alunos do 6º ano, neste mundo onde ambiente digital e as redes sociais influenciam a maneira como os alunos leem e compreendem textos.
A interpretação de texto é uma habilidade crucial na educação, especialmente no 6º ano, onde os alunos começam a enfrentar textos mais complexos e desafiadores.
Além disso, vamos discutir estratégias eficazes que professores podem usar para melhorar a interpretação de texto entre seus alunos.
Está difícil manter o foco
Já aconteceu de você terminar de ler algo e perceber que não entendeu nada? E aí ter que voltar para o início do texto e ler tudo de novo?
Isso tem sido cada vez mais recorrente devido ao crescimento das redes sociais e ao fato de estarmos cada vez mais ligados a elas, como explicamos no nosso post no Instagram.
O que acontece é que às vezes queremos ler mais depressa em resposta ao fluxo das redes sociais que é bem rápido: textos curtos, atualizações feitas em segundos, num ciclo vicioso.
Por isso, acabamos fazendo leituras superficiais, o que prejudica o entendimento do texto.
Só que esse é um ponto que devemos ter bastante atenção, principalmente quando formos fazer provas ou vestibulares.
O Enem, por exemplo, é quase inteiro sobre interpretação de texto. Além de ser o assunto mais cobrado na prova de português, também cai em todas as outras provas.
A gente sempre vai se deparar com algum textinho nas questões de outras disciplinas e vamos ter que compreendê-lo para achar a resposta.
Você deve estar pensando… então o que eu posso fazer para melhorar minha interpretação de texto? Como posso auxiliar crianças e outros alunos a melhorarem sua capacidade de interpretação?
Primeiramente, vamos entender como funciona esse processo e depois vamos te explicar como potencializa-lo.
Você conhece a hermenêutica?
A hermenêutica, ou filosofia prática, desenvolvida por Hans-Georg Gadamer, é a área da filosofia que busca compreender e explicar o processo de interpretação de um texto.
Ela pode ser uma ferramenta valiosa no ensino de interpretação de texto para alunos do 6º ano. Esta filosofia, que se divide em pré-compreensão, compreensão e interpretação, pode ser adaptada para o nível dos alunos, ajudando-os a conectar seus conhecimentos prévios com novas informações e a desenvolver uma compreensão mais profunda dos textos.
Ela se dá em três passos:
#1 Pré-compreensão
Parte da suposição de que todo leitor que começa a ler um texto já tem algum conhecimento sobre o assunto abordado. Sendo assim, ele já está familiarizado e vai entender o texto mais facilmente.
#2 Compreensão
Quando o leitor faz a leitura, ele encontra aquelas informações que já tinha e novas informações, e com isso ele compreende a intencionalidade do texto.
#3 Interpretação
A fusão de horizontes entre o texto e o leitor, quando acontece, de fato a interpretação do texto e sua total compreensão. É aqui que surge outro texto em resposta, pois o leitor faz a junção com seus conhecimentos e cria novos sentidos.
Bem, agora que você já entendeu como funciona esse processo na nossa mente, vamos aprender como estimula-lo, com o uso de uma atenção ampliada, do Google, do papel e da ação de “conversar” com o texto.
Ler devagar e com atenção
Veja bem, é fato que a internet mudou a maneira como lemos os textos. Antes dela, a nossa leitura era linear, linha por linha, até ler a página inteira de um livro ou revista.
Hoje os conteúdos são dispostos de maneira que conseguimos selecionar o que queremos ler de um texto apenas passando os olhos por ele.
Além disso, a velocidade com que as informações nos são fornecidas – inúmeras informações por segundo – faz com que a gente queira consumir tudo de uma só vez.
Elas vêm em menos caracteres e palavras, então pegamos um ritmo acelerado de consumo desses conteúdos.
Logo, a primeira dica é: ajude seu aluno a melhorar sua concentração. Respirar. Relaxar.
A ideia é que quando ele pegar um texto pra ler, o leia com calma e com atenção. É necessário que ele compreenda que tem o tempo que precisar para fazer a leitura e absorver todos os conhecimentos que puder.
Isso vai ajudar a manter o foco e, portanto, captar todo aprendizado.
Se for necessário, estimule-o a fazerpausas regulares. Algumas técnicas podem ser aplicadas para quaisquer áreas do conhecimento, ensine-as.
Isso porque no ambiente digital atual, é comum que os alunos mais jovens, como os do 6º ano, leiam de forma rápida e superficial.
É crucial ensinar-lhes o valor de ler devagar e com atenção. Professores podem incentivar essa prática em sala de aula, mostrando aos alunos que é importante reservar tempo para a leitura e reflexão.
Usar recursos como o Google e dicionário
Palavras ou informações novas são o dia-a-dia comum de qualquer estudante nos dias atuais.
Apresente plataformas de informações confiáveis, que sejam capazes de reter atenção e fornecer conhecimento. Canais do youtube sobre educação e blogs como o da Elune são excelentes exemplos.
Usar o Google para aprender os conceitos das novas informações ou até mesmo as novas ferramentas de Inteligência Artificial e Chatbots, pode ser crucial para o desenvolvimento deles.
Incentivar os alunos a pesquisar palavras ou conceitos desconhecidos durante a leitura pode enriquecer significativamente sua compreensão.
Ensinar Interpretação de texto por meio de leituras no papel
Estudos apontam que ler livros ou outros materiais físicos aumentam o foco, a concentração e memorização.
É que quando lemos um pdf ou um kindle, nossa experiência sensorial fica limitada, o que prejudica a memória e diminui a capacidade de interpretação.
Sendo assim, priorize os materiais físicos que você pode apresentar ou usar para estudos. Eles vão trazer melhores resultados pra a aprendizagem dos seus alunos.
Para ajudar no momento de leitura, você pode fazer anotações ou reescrever o que leu depois, pois isso ajuda você a lembrar das informações.
Conversar com o texto
Uma tática que vai te levar para o nível expert de compreensão textual e poder passar adiante é fazer perguntas para o texto. Por exemplo: do que esse texto fala? Quando ele fala? Para quem ele fala?
Perguntas como essas vão fazer você entender melhor todo o contexto e de fato os significados que ele traz. E isso faz parte de fortes estudos no campo da neurociência e da aprendizagem cognitiva.
Sendo assim, quando você responder essas perguntas, você vai conseguir interpretar corretamente o texto.
Conclusão
Bem, além disso, você pode aplicar técnicas de estudo que vão ajudar no foco.
Neste mundo acelerado e dominado pela tecnologia, onde a leitura superficial se tornou a norma, relembramos a importância de desacelerar e se engajar profundamente com o material que lemos.
A interpretação de texto no 6º ano é mais do que apenas uma habilidade acadêmica; é uma ferramenta essencial para a vida.
Ao aplicar estas técnicas em sala de aula, professores não só preparam seus alunos para desafios acadêmicos futuros, mas também os ajudam a desenvolver uma relação mais significativa com a leitura.
Com prática e orientação adequadas, os alunos do 6º ano podem aprimorar suas habilidades de interpretação de texto e estar prontos para explorar o vasto mundo da literatura e do conhecimento.
Ao aplicar essas técnicas que você viu neste post, você estará não apenas melhorando sua habilidade de interpretação para exames como o Enem, mas também cultivando uma relação mais rica e significativa com a leitura em geral e propiciando mais conhecimento aos seus alunos, caso seja professor(a).
Agora é só praticar bastante para detonar todas as questões de interpretação de texto. Mãos a obra!