Como já tínhamos falado aqui, com o atraso do calendário escolar, os estudantes e professores fizeram um grande movimento na internet pedindo que o Enem 2020 fosse adiado. Já conhece o Enem Digital? Leia como ele poderá interferir na sua prova.
O governo atendeu a esse pedido e deixou em aberto as novas datas.
Nessa semana, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, já deu um spoiler das possíveis datas para o próximo ENEM e afirmou que estas serão decididas pelos estudantes a partir da próxima segunda-feira, dia 20, até o dia 30 de junho, o que foi confirmado pelo INEP.
Como isso será feito e como você pode participar?
Para definir a data do exame haverá uma enquete que os inscritos no Enem 2020 poderão votar de forma voluntária, ou seja, tudo bem se você não quiser participar.
Mas se você quiser ajudar nessa decisão, é só entrar na Página do Participante com seu CPF e senha utilizados no cadastro do portal gov.br, dentro do prazo estabelecido (20 a 30 de junho) e dar seu voto.
Por enquanto ainda não há uma data para sair o resultado da votação.
Duas das datas sugeridas preveem o Enem em 2021, por isso é possível que o exame seja adiado o próximo ano:
Impresso | Digital | |
1ª opção | 6 e 13 de dezembro de 2020 | 10 e 17 de janeiro de 2021 |
2ª opção | 10 e 17 de janeiro de 2021 | 24 e 31 de janeiro de 2021 |
3ª opção | 2 e 9 de maio de 2021 | 16 e 23 de maio de 2021 |
Esteja atento para exercer seu direito ao voto e assim definir a melhor data do exame. Independente de qual seja o resultado, você precisa estar preparado.
E vem cá, você já sabe como vai funcionar a prova virtual do Enem?
Bem, essa será a primeira edição com a opção de prova online. Mas na verdade essa ideia não é recente e nem veio por causa da pandemia do Coronavírus. O MEC já pretendia inserir esse modelo desde 2015.
Isso porque as provas totalmente digitais podem trazer muitos benefícios, como:
- A diminuição de custos (antes de depois da aplicação);
- A ampliação do número de questões, consequentemente, a prova pode ser aplicada mais vezes durante o ano (o que aumentaria as chances do aluno de entrar na faculdade);
- E provas mais dinâmicas, com vídeos, animações, etc.
Esses são planos do MEC para serem formalizados até 2026, mas nessa próxima edição, será aplicado o modelo piloto da prova online como teste.
Somente 100 mil candidatos (sem ser treineiros) poderão fazer o Enem virtual, e esses participantes serão de cidades já selecionadas para receber o novo modelo de prova.
Como será a prova online?
Essa prova será basicamente igual às outras: vai ser aplicada em dois domingos, terá 90 questões por dia + 1 redação, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo dia.
Em relação à redação, esta ainda será feita na folha de redação. Não será feita digitalmente nesse primeiro momento por questões de logística que ainda não foram solucionadas, mas é algo que o Inep quer implementar.
E ainda será oferecida a folha de rascunhos no segundo dia para os cálculos.
Onde será feita?
Você pensou por algum momento que as provas virtuais poderiam ser feitas no conforto da sua casa? Bom, isso está fora de cogitação para o INEP. Essas provas sempre foram pensadas para serem aplicadas em centros especializados e estruturados pra isso.
Sendo assim, se você optou pelo Enem digital, vai fazer a prova em algum centro de informática ou universidade. Será mantido todo o sistema de segurança, e além da fiscalização, os computadores serão programados para não acessar nenhuma outra página.
Ou seja, os participantes não terão nenhuma vantagem relativa à consulta de outros materiais.
Deu pra perceber que não tem muito segredo pra esse novo modelo de prova, né? Agora é necessária essa adaptação, pois o caminho para o ingresso à faculdade é tecnológico: provas online com mais aplicações durante o ano fazem do EAD cada vez mais importante.
Pra te ajudar nessa trajetória de estudos, confere essa dica de estudos e baixe este Plano de Estudos que vai te ajudar a se organizar melhor para o Enem e também para o seu dia-a-dia!