Como usar porquê, por quê, por que e porque

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Várias pessoas e um grande sinal de interrogação acima
Se essa complicação frita sua cabeça até hoje... Nós trazemos a solução! Aprenda nessa leitura de uma vez por todas a utilizar os 4 "porquês" da língua portuguesa!

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Introdução

Porquê, por quê, por que e porque? Essas são algumas das maiores dúvidas dos falantes da língua portuguesa. Se você também se confunde, este post é pra você.

A diferença de porquê, por que e porque com Armandinho tira
Reprodução: @tirasarmandinho no Facebook

No português, utilizamos 4 formas distintas de porquês. Cada uma delas possui uma função própria e, apesar das utilizações confundirem a cabeça de muita gente, é super importante saber diferenciá-las.

E isso não apenas para melhorar a comunicação cotidiana mas, especialmente, se você é estudante e vai prestar vestibulares em 2021 e 2022 ou outros concursos nos quais a ortografia se faz fundamental.

Afinal, não dá pra jogar um “pq” na dissertação como fazemos no Twitter.

Por exemplo, o primeiro dos critérios de correção da redação do Enem é o domínio da norma padrão da língua portuguesa.

Portanto, se você errar a grafia de por que e porque, é possível que você perca alguns pontos que podem ser essenciais na sua aprovação para o ingresso na faculdade.

Aliás, é sempre interessante lembrar sobre a importância da redação em vestibulares como o Enem, Puc, Fuvest e muito mais. Pensando nisso, a Elune elaborou um e-book completo com mais de 15 dissertações nota máxima dessas e outras provas. E o melhor: é de graça! Basta clicar no link para baixá-lo.

Porquê, porque, por que e por quê: como usar 

Assim como a crase, a diferença de por que e porque é um dos temas do português que mais intrigam os estudantes. Mas não tem galho! Agora é hora de entender de uma vez por todas como usar os 4 porquês e não errar nunca mais. (Ah, e se permite um spoiler: tem macete!)

#1 Por que 

Por que? Barney How I Met Your Mother

O “por que” separado e sem acento serve para perguntas diretas ou indiretas, através da junção da preposição “por” + pronome interrogativo “que”. Vamos entender melhor:

Perguntas diretas são feitas no início da frase, e requerem a interrogação no final. Por exemplo:

  1. Por que você não foi à aula ontem?
  2. Por que vocês estão brigados?
  3. Por que você ainda não marcou a sua aula na Elune?

Perguntas indiretas vêm no meio da frase. Assim:

  1. Não sei por que você não foi à aula ontem.
  2. Não entendo por que vocês estão brigados.
  3. Sabe-se lá por que você ainda não marcou a sua aula na Elune.

Um macete para entender o “por que” separado e sem acento é inserir palavras como motivo, causa ou razão.

  1. Por que motivo você não foi à aula ontem?
  2. Não entendo por que causa vocês estão brigados.
  3. Por que razão você ainda não marcou a sua aula na Elune?

O outro emprego do “por que” é pela união da preposição “por” + pronome relativo “que”. Assim, você pode substituir essa forma por “pelo qual” ou “pelos quais”.

  1. O motivo por que faltei à aula ontem são secretos / O motivo pelo qual faltei à aula ontem são secretos.
  2. As estradas por que percorremos eram muito bonitas. / As estradas pelas quais percorremos eram muito bonitas.

#2 Porque 

O “porque” junto e sem acento indica a explicação a uma pergunta. Por isso, chamamos comumente de “porque de resposta”.

  1. Não fui à aula porque estava doente.
  2. Comprei o ingresso porque queria ir ao show.
  3. Me inscrevi na Elune porque quero aprender mais.

O macete para saber quando usar o “porque” é substituí-lo por outros conectivos de causa ou explicação como:

  • pois;
  • por causa de;
  • uma vez que;
  • visto que;

Assim, as frases citadas ficariam:

  1. Faltei à aula pois estava doente.
  2. Comprei o ingresso, uma vez que queria ir ao show.
  3. Me inscrevi na Elune visto que quero aprender mais.

#3 Por quê 

O “por quê” separado e com acento é usado em finais de frase, seja acompanhado do ponto de interrogação, seja junto ao ponto final.

  1. Ele não foi à aula ontem por quê?
  2. Ele não foi à aula ontem e não disse por quê.
  3. Você comprou o ingresso, por quê?
  4. Você comprou o ingresso e não sabe por quê.

A única diferença do por que e por quê é a posição na frase. O “por quê” separado e com acento sempre virá ao final dessa.

 #4 Porquê 

Ao aplicar o “porquê” junto e com acento, você torna a palavra um substantivo. Isto é, o “porquê” sempre precede algo que o determine, podendo ser um artigo (“o” ou “os”) ou um numeral.

  1. Eu não sei o porquê de você não ter ido à aula.
  2. Você pode me dar um porquê de não ter ido à aula?
  3. Me diga o porquê você comprou o ingresso.
  4. Me dê um porquê para não ter se inscrito na Elune.

Por que e porque, por quê e porquê: RESUMO. 

Por que = início da pergunta.

Porque = resposta.

Por quê = final da pergunta.

Porquê = substantivo.

Exercícios 

Visão de cima de caderno em branco com mãos apoiando caneta

Agora você já sabe todas as diferenças entre porquê, por quê, por que e porque e está pronto para aplicar todos os macetes aprendidos neste post. Portanto, aqui está uma lista de exercícios com gabarito para você conferir se entendeu tudo!

1- Identifique a alternativa incorreta:

  1. a) Perguntei ao meu filho porquê ele chorava.
  2. b) Perguntei ao meu filho por quê ele chorava.
  3. c) Perguntei ao meu filho por que ele chorava.
  4. d) Perguntei ao meu filho porque ele chorava.

2- Complete:

Nós começamos a rir ________ a série era muito engraçada.

  1. por que
  2. porque
  3. porquê
  4. por quê

3- (FGV) – Assinale a alternativa correta quanto ao uso de “porque”, “porquê”, “por que”, “por quê”:

  1. a) Não saiu por que chovia.
  2. b) Não sei por que brigamos.
  3. c) Respondi por quê tinha certeza.
  4. d) Porque você não correu?

4- (FJPF) Observe o emprego do termo sublinhado na frase “Por que há médicos, advogados, professores e engenheiros despreparados, vamos batalhar pelo fechamento dos educandários por onde se formaram?”. Sabendo-se que o termo em negrito acima tem quatro formas distintas de grafia, pode-se afirmar que há incorreção na frase:

  1. a) Não se sabe por que os jornalistas tinham baixa formação.
  2. b) Não se sabe o porquê de os jornalistas terem baixa formação.
  3. c) Os jornalistas tinham baixa formação por que?
  4. d) Os jornalistas tinham baixa formação porque não havia cursos especializados.
  5. e) Os cursos por que passavam os jornalistas eram de curta direção.

Gabaritos

1- C

Mesmo sem aparecer ao início da frase, a frase demonstra uma pergunta indireta. Por isso, usamos “por que”.

2- B

O “porque” utilizado na frase consiste em uma explicação. Ao substituir por “pois”, macete usado no “porque” junto e sem acento, você obteve uma frase com sentido.

3- B

Mesmo sem aparecer ao início da frase, a frase demonstra uma pergunta indireta. Por isso, usamos “por que”.

4- C

A frase correta seria “Os jornalistas tinham baixa formação por quê?”, uma vez que se trata de uma pergunta ao fim da frase, logo, usamos o “por quê” (separado e com acento).

Por que?

Esperamos que agora você tenha aprendido a diferença dos 4 porquês para valer e não erre nenhum exercício – muito menos na hora da dissertação.

Mas a pergunta que fica é: por que ainda não se inscreveu na Elune? Nós te damos alguns bons porquês para isso!

  • Porque a primeira aula é grátis.
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  • Porque você quer passar no vestibular e nós podemos te ajudar nessa missão.

Então chega de enrolação e venha marcar a sua primeira aula gratuita com a gente! Esperamos por você, hein?

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