Introdução
Porquê, por quê, por que e porque? Essas são algumas das maiores dúvidas dos falantes da língua portuguesa. Se você também se confunde, este post é pra você.
No português, utilizamos 4 formas distintas de porquês. Cada uma delas possui uma função própria e, apesar das utilizações confundirem a cabeça de muita gente, é super importante saber diferenciá-las.
E isso não apenas para melhorar a comunicação cotidiana mas, especialmente, se você é estudante e vai prestar vestibulares em 2021 e 2022 ou outros concursos nos quais a ortografia se faz fundamental.
Afinal, não dá pra jogar um “pq” na dissertação como fazemos no Twitter.
Por exemplo, o primeiro dos critérios de correção da redação do Enem é o domínio da norma padrão da língua portuguesa.
Portanto, se você errar a grafia de por que e porque, é possível que você perca alguns pontos que podem ser essenciais na sua aprovação para o ingresso na faculdade.
Aliás, é sempre interessante lembrar sobre a importância da redação em vestibulares como o Enem, Puc, Fuvest e muito mais. Pensando nisso, a Elune elaborou um e-book completo com mais de 15 dissertações nota máxima dessas e outras provas. E o melhor: é de graça! Basta clicar no link para baixá-lo.
Porquê, porque, por que e por quê: como usar
Assim como a crase, a diferença de por que e porque é um dos temas do português que mais intrigam os estudantes. Mas não tem galho! Agora é hora de entender de uma vez por todas como usar os 4 porquês e não errar nunca mais. (Ah, e se permite um spoiler: tem macete!)
#1 Por que
O “por que” separado e sem acento serve para perguntas diretas ou indiretas, através da junção da preposição “por” + pronome interrogativo “que”. Vamos entender melhor:
Perguntas diretas são feitas no início da frase, e requerem a interrogação no final. Por exemplo:
- Por que você não foi à aula ontem?
- Por que vocês estão brigados?
- Por que você ainda não marcou a sua aula na Elune?
Perguntas indiretas vêm no meio da frase. Assim:
- Não sei por que você não foi à aula ontem.
- Não entendo por que vocês estão brigados.
- Sabe-se lá por que você ainda não marcou a sua aula na Elune.
Um macete para entender o “por que” separado e sem acento é inserir palavras como motivo, causa ou razão.
- Por que motivo você não foi à aula ontem?
- Não entendo por que causa vocês estão brigados.
- Por que razão você ainda não marcou a sua aula na Elune?
O outro emprego do “por que” é pela união da preposição “por” + pronome relativo “que”. Assim, você pode substituir essa forma por “pelo qual” ou “pelos quais”.
- O motivo por que faltei à aula ontem são secretos / O motivo pelo qual faltei à aula ontem são secretos.
- As estradas por que percorremos eram muito bonitas. / As estradas pelas quais percorremos eram muito bonitas.
#2 Porque
O “porque” junto e sem acento indica a explicação a uma pergunta. Por isso, chamamos comumente de “porque de resposta”.
- Não fui à aula porque estava doente.
- Comprei o ingresso porque queria ir ao show.
- Me inscrevi na Elune porque quero aprender mais.
O macete para saber quando usar o “porque” é substituí-lo por outros conectivos de causa ou explicação como:
- pois;
- por causa de;
- uma vez que;
- visto que;
Assim, as frases citadas ficariam:
- Faltei à aula pois estava doente.
- Comprei o ingresso, uma vez que queria ir ao show.
- Me inscrevi na Elune visto que quero aprender mais.
#3 Por quê
O “por quê” separado e com acento é usado em finais de frase, seja acompanhado do ponto de interrogação, seja junto ao ponto final.
- Ele não foi à aula ontem por quê?
- Ele não foi à aula ontem e não disse por quê.
- Você comprou o ingresso, por quê?
- Você comprou o ingresso e não sabe por quê.
A única diferença do por que e por quê é a posição na frase. O “por quê” separado e com acento sempre virá ao final dessa.
#4 Porquê
Ao aplicar o “porquê” junto e com acento, você torna a palavra um substantivo. Isto é, o “porquê” sempre precede algo que o determine, podendo ser um artigo (“o” ou “os”) ou um numeral.
- Eu não sei o porquê de você não ter ido à aula.
- Você pode me dar um porquê de não ter ido à aula?
- Me diga o porquê você comprou o ingresso.
- Me dê um porquê para não ter se inscrito na Elune.
Por que e porque, por quê e porquê: RESUMO.
Por que = início da pergunta.
Porque = resposta.
Por quê = final da pergunta.
Porquê = substantivo.
Exercícios
Agora você já sabe todas as diferenças entre porquê, por quê, por que e porque e está pronto para aplicar todos os macetes aprendidos neste post. Portanto, aqui está uma lista de exercícios com gabarito para você conferir se entendeu tudo!
1- Identifique a alternativa incorreta:
- a) Perguntei ao meu filho porquê ele chorava.
- b) Perguntei ao meu filho por quê ele chorava.
- c) Perguntei ao meu filho por que ele chorava.
- d) Perguntei ao meu filho porque ele chorava.
2- Complete:
Nós começamos a rir ________ a série era muito engraçada.
- por que
- porque
- porquê
- por quê
3- (FGV) – Assinale a alternativa correta quanto ao uso de “porque”, “porquê”, “por que”, “por quê”:
- a) Não saiu por que chovia.
- b) Não sei por que brigamos.
- c) Respondi por quê tinha certeza.
- d) Porque você não correu?
4- (FJPF) Observe o emprego do termo sublinhado na frase “Por que há médicos, advogados, professores e engenheiros despreparados, vamos batalhar pelo fechamento dos educandários por onde se formaram?”. Sabendo-se que o termo em negrito acima tem quatro formas distintas de grafia, pode-se afirmar que há incorreção na frase:
- a) Não se sabe por que os jornalistas tinham baixa formação.
- b) Não se sabe o porquê de os jornalistas terem baixa formação.
- c) Os jornalistas tinham baixa formação por que?
- d) Os jornalistas tinham baixa formação porque não havia cursos especializados.
- e) Os cursos por que passavam os jornalistas eram de curta direção.
Gabaritos
1- C
Mesmo sem aparecer ao início da frase, a frase demonstra uma pergunta indireta. Por isso, usamos “por que”.
2- B
O “porque” utilizado na frase consiste em uma explicação. Ao substituir por “pois”, macete usado no “porque” junto e sem acento, você obteve uma frase com sentido.
3- B
Mesmo sem aparecer ao início da frase, a frase demonstra uma pergunta indireta. Por isso, usamos “por que”.
4- C
A frase correta seria “Os jornalistas tinham baixa formação por quê?”, uma vez que se trata de uma pergunta ao fim da frase, logo, usamos o “por quê” (separado e com acento).
Por que?
Esperamos que agora você tenha aprendido a diferença dos 4 porquês para valer e não erre nenhum exercício – muito menos na hora da dissertação.
Mas a pergunta que fica é: por que ainda não se inscreveu na Elune? Nós te damos alguns bons porquês para isso!
- Porque a primeira aula é grátis.
- Porque as aulas são particulares, então você pode tirar todas as suas dúvidas.
- Porque temos correção de redações.
- Porque nosso método Q.B.V é único e inovador.
- Porque você quer passar no vestibular e nós podemos te ajudar nessa missão.
Então chega de enrolação e venha marcar a sua primeira aula gratuita com a gente! Esperamos por você, hein?